Novo contrato da prefeitura de Feira possibilita correções na iluminação pública em até 72h


O novo contrato para manutenção da iluminação pública de Feira de Santana tem como objetivo principal dar mais celeridade nas intervenções. Agora, a empresa responsável, não só pela manutenção, mas também por gerir o parque de iluminação do município, terá um prazo de até 72h para resolver os problemas.
O contrato já está em vigor desde o dia 16 de outubro. No período de 30 dias a empresa já realizou 5.379 intervenções. O distrito de Humildes foi a localidade com mais intervenções, 826. O novo sistema implantado pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho foi apresentado para a imprensa em entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira, 20, na Secretaria de Serviços Públicos (Sesp).
O secretário da pasta, Justiniano França, e um representante da empresa tiraram todas as dúvidas dos jornalistas presentes. Ele ainda afirmou que no prazo de 45 a 60 dias o parque de iluminação será normalizado. Mutirões estão sendo realizados, além do trabalho diário. Agora o atendimento as demandas passam a ser de domingo a domingo.
Esse novo contrato vem para corrigir o passivo dos anteriores. Antes o valor era para atender a demanda de 40 mil postes (quantitativo da época). Hoje a cidade já tem mais de 60 mil. “Além de sanar esse déficit, estamos também melhorando a questão da segurança pública, que é uma das maiores reclamações da população”, afirma o secretário.
Os valores mensais do novo contrato não fogem a realidade. A licitação atual gera uma despesa aproximada de R$ 400 mil por mês. No antigo contrato chegava em torno de R$ 380 mil.
“A diferença é que agora a empresa tem a obrigação de atender todas as demandas pelo mesmo valor. No outro contrato era pago por cada serviço”, explicou Justiniano França.
Mutirões já acontecem em bairros e distritos



Os mutirões de troca de lâmpadas na cidade já estão sendo realizados. Em cinco distritos as equipes já realizaram o trabalho. Os próximos serão os distritos de Tiquaruçu, Ipuaçu e Jaíba. Nos bairros, o serviço começa nesta quinta-feira, 21, no bairro da Mangabeira, local onde há muitas reclamações.
O secretário informa que mutirões também são realizados nos residenciais do Minha Casa, Minha Vida diariamente. “Neste momento da entrevista, por exemplo, a equipe está no bairro Feira VII”.
Georreferenciamento para apurar quantidade exata de postes

Justiniano França apresentou também algumas novidades que serão implantadas junto a empresa, através deste novo contrato. Uma delas é o georreferenciamento para cadastrar a quantidade exata de postes que existem no município – hoje trabalha com o número apresentado pela Coelba.
Esse estudo vai possibilitar a Prefeitura saber não só a quantidade, mas também que tipo de iluminação e potência aquele poste tem. Além de ficar registrado o histórico (se houve trocas e quando foram realizadas). Cada poste terá uma numeração, que facilitará a população a fazer as reclamações com mais precisão.
Dentre as novidades está a mudança no sistema de recebimento das reclamações. Como é feita através do aplicativo 156 e da central telefônica 156, as demandas chegam e tem que ser inscritas no sistema, o que demanda um tempo. Agora toda reclamação deve ser encaminhada de forma digital automaticamente para o sistema da empresa.
A entrevista coletiva contou com a presença do secretário de Comunicação Social, Valdomiro Silva; do chefe de gabinete da SESP, Deibson Cavalcante; do diretor de Iluminação Pública, João Marcelo Gomes; e representantes da empresa.
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