A importância da válvula termostática no seu carro





A temperatura do motor de um automóvel deve permanecer entre um valor máximo e um mínimo e é a válvula termostática que controla isso. Mas, se engana quem pensa que ela somente possui essa função.
Através de um mecanismo dotado de uma cera expansiva, a válvula termostática interrompe, de forma gradativa, a comunicação entre o motor e o radiador. Funciona de uma maneira bem simples: quando o motor se encontra frio, a válvula bloqueia totalmente a passagem entre o motor e o radiador. Essa ação impede que o líquido que se encontra dentro do bloco do motor chegue ao radiador.
Além disso, a válvula termostática permite o rápido aquecimento do motor. Essa função é de extrema importância, principalmente os carros “flex” e/ou alimentados por injeções eletrônicas. Isso porque, esses veículos tendem a exigir misturas mais ricas para apresentar bom funcionamento, aumentando o consumo e a emissão de poluentes.
Quanto mais rápido o motor atingir a sua temperatura normal de funcionamento, melhor. Motores cujas válvulas termostáticas são retiradas, tendem a demorar muito para aquecer, possibilitando maiores problemas.
O líquido se aquece gradativamente, a medida que o calor gerado pelas câmaras de combustão é absorvido. Após atingir uma temperatura mínima, a válvula termostática vai se abrindo gradativamente, permitindo a troca de fluídos entre o radiador (mais frio) e o bloco do motor (mais quente). O resultado dessa mistura é um líquido a uma temperatura constante e controlada no bloco do motor.
Superaquecimentos do motor
Quando a válvula termostática está em perfeitas condições, superaquecimentos só poderão ocorrer em três situações. Veja quais são elas:
válvula termostática
1. O motor do veículo está sobrecarregado ou sendo utilizado de forma incorreta
Um dos exemplos disso, é quando o veículo é conduzido com marchas elevadas em subidas de serra
2. Problemas mecânicos no motor ou no sistema de arrefecimento
Há vários tipos de problemas que podem causar o superaquecimento. Como:
  • Falta de líquido de arrefecimento (vazamentos);
  • Galerias de arrefecimento do bloco ou motor entupidas;
  • Radiador entupido externa ou internamente;
  • Falta de pressurização no sistema de arrefecimento;
  • Correia da bomba d’água frouxa ou quebrada;
  • Defeito na bomba d’água;
  • Avanço da ignição muito atrasado;
  • Válvulas do motor ajustadas com folga inferior as recomendadas (presas);
  • Motor alimentado com mistura muito pobre;
  • Junta de cabeçote queimada;
  • Bicos injetores gotejando (no caso de motores diesel);
  • Falha na ventilação do radiador (eletroventilador não funciona, correia do ventilador quebrada ou frouxa, acoplamento viscoso do ventilador defeituoso, ventilador quebrado ou inadequado para o motor)
3. Válvula termostática defeituosa ou selecionada incorretamente para o veículo em questão
Como dissemos anteriormente, com a válvula termostática não é possível que o motor varie a temperatura. Sistemas mais sofisticados, dotados de rotinas de diagnóstico mais complexas, podem entrar em modo de emergência e acusar códigos de falhas. O controle de temperatura é tão importante nesses motores, que muitos deles, são equipados com duas válvulas termostáticas. Portanto, a remoção deste importante componente não é uma opção.
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