A importância do uso do catalisador nos automóveis para diminuição da emissão de gases nocivos






catalisador é um dispositivo antipoluente, que trabalha acoplado ao escapamento dos veículos. Sua principal função é diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera, e nele, os gases nocivos emitidos pela queima do combustível são filtrados por uma espécie de colmeia que fica alojada na parte interna da peça.

Função do catalisador

Dentro do catalisador existem duas substancias químicas: paládio e molibdênio. Quando esses agentes químicos entram em contato com os gases poluentes, os mesmos são convertidos em vapor de água e gases não agressivos como, como o gás carbônico (CO2) e o nitrogênio (N2).

Lei que obriga o uso do catalisador

Em 1983, foi sancionada uma lei que obriga todos os veículos que circulam em território nacional brasileiro terem a peça instalada. Quem trafega com a peça sem estar funcionando adequadamente ou faz sua remoção, pode ser multado no valor de R$ 127,69, além de cometer infração grave e perder cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Vida útil do catalisador

A vida útil de um catalisador original de fábrica pode ultrapassar os 80 mil quilômetros. Ultrapassando essa quilometragem, é importante procurar um mecânico para revisar a peça e fazer o teste de emissão de poluentes. Os catalisadores de reposição duram uma média de 40 mil quilômetros.
Os carros mais novos a partir de 2010 possuem um sistema inteligente que avisa ao
motorista quando a peça está apresentando problemas, e esse sistema monitora a eficiência do catalisador. Caso esteja algo errado, imediatamente a lâmpada LIM é acessa no painel de
instrumentos.
Em caso de trincas, quebras, derretimento e entupimento da cerâmica a peça deverá ser substituída imediatamente, pois o catalisador nesta situação terá a função de conversão dos gases comprometida. A durabilidade da peça, como de todo o veículo, dependerá das condições de manutenção.

Fatores que afetam o funcionamento do catalisador

  • Falhas na ignição
  • Queima de óleo
  • Qualidade do combustível


Share on Google Plus

About Ivan Costa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário