![]() |
Foto: Ascom / Coração de Maria |
Durante a abertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Coração de Maria, o Panorama Geral 1 entrevistou a Secretária de Educação Islomane Viana sobre os principais desafios do município para a área neste ano e, principalmente, sobre a implementação da Gestão Militar Compartilhada no Colégio Municipal Manoel Novais.
Segundo a secretária, o município enfrenta uma série de dificuldades na educação e que a intenção que a Prefeitura tem, agora, é de fortalecer os espaços de ensino, oferecendo melhorias na infraestrutura, na medida em que o orçamento realmente permite, além de garantir uma educação de qualidade para toda a população mariense.
Na ocasião, a presidente da Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB) em Coração de Maria, Vilma Pacheco, estava presente e disse que, por enquanto, não havia expectativa de greve de professores na rede municipal. Quando questionada sobre o tema, Islomane Viana destacou a importância desta não interrupção das aulas para o processo de educação.
"Greve é uma situação legítima que o servidor pode, sim, estar fazendo nos espaços, assim que seus direitos sejam feridos. Mas nós estivemos um diálogo, um papo, uma reunião extensa, onde nós afinamos qual é realmente a meta da gente em 2019, que é garantir uma educação de qualidade e isso passa pelo crivo da não interrupção das aulas. Isso passa pelo crivo de que todas as instâncias, seja ela Conselho, seja ela o próprio sindicato, representação da categoria, e o Executivo, consigam entender qual é o bem maior, que o objeto maior é realmente uma educação de qualidade crescente", ressaltou.
A secretária também aponta o que ela chama de "revitalizações" e adequações que algumas escolas da cidade passaram em sua infraestrutura. Viana afirma que o Município elegeu algumas prioridades e aquela escola que tinha necessidades específicas, de acordo com uma série de critérios, era contemplada.
Com relação ao transporte escolar, Islomane Viana acredita que esse é um dos maiores desafios de um município com a dimensão que Coração de Maria tem, com os níveis e propostas de licitação que tem. "O transporte foi e continua sendo o maior desafio, mas nós estamos assim com um olhar muito atento e voltado pra tentar solucionar esse problema", diz.
Implementação do Colégio Militar
No início deste ano, o Colégio Municipal Manoel Novaes passou a adotar o modelo de Gestão Militar Compartilhada, a partir de um Convênio de Cooperação Técnica entre a Polícia Militar da Bahia e a Prefeitura de Coração de Maria, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
A secretária acentua que o ensino das escolas militares é realmente um dos melhores do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e que vale a pena se investir neste modelo de Gestão Compartilhada em Coração de Maria. Islomane Viana destaca que todos da gestão municipal estão muito empenhados por ofertar uma educação de qualidade, seja ela em que modalidade for, não só na militar, mas também no fundamental I, creche. "Estamos nos empenhando nesse processo de educação no município. Dentro da gestão compartilhada, existe um diferencial. O CPM [Colégio da Polícia Militar] em si é uma parceria do estado com a Polícia. Segundo orientações que nós tivemos do comandante geral da Bahia [Luziel Andrade], estes [CPM] são do estado, mas no nosso processo, nosso convênio firmado, os professores são do município, a direção pedagógica fica a par do município e a direção militar vem com todo um caráter diferenciado da polícia militar mesmo, que fica responsável por essa outra parte. Então são duas gestões, é uma gestão compartilhada, por ter direção militar e direção pedagógica", explica.
A escola escolhida para Gestão Militar Compartilhada foi o Colégio Municipal Manoel Novais e que passou por readequações de alguns espaços, montando o que era necessário para acolher a proposta, segundo a secretária.
0 comentários:
Postar um comentário